Exposição “Onde Mora o Futebol” no Metrô Santa Cecília

Indígenas da aldeia Tekoá Pyaú posam para foto oficial em campinho em comunidade na capital paulista. Foto: Caio Vilela
Indígenas da aldeia Tekoá Pyaú posam para foto oficial em campinho em comunidade na capital paulista. Foto: Caio Vilela

A Estação Santa Cecília do Metrô realiza até o dia 30 de abril de 2015 a exposição “Onde Mora o Futebol”, que exibe nove registros feitos por Caio Vilela, em que   o fotógrafo retrata o genuíno futebol brasileiro: a tradicional “pelada”, o jogo espontâneo disputado nas ruas, campinhos, praias, descampados e afins.

Nesse universo, longe dos holofotes da mídia, que anônimos fazem de um pedaço de chão o espaço mais democrático que existe, onde todos são aceitos como iguais.

Os registros destacam os craques amadores (ou candidatos a) disputando jogos de futebol em campos improvisados – como ruas, praias, beira do rio, lama, descampados e por aí vai -, enfim, em um espaço onde a bola pode rolar, independentemente da geometria, muitas vezes, errônea das traves.

Caio Vilela, de fato, percorreu o País inteiro para captar essas imagens: cidades grandes, médias e pequenas, vilarejos, fazendas, povoamento indígena, por fim, diversos tipos de condições geográficas, sociais e climáticas.

Há dez anos registrando o futebol de rua, Caio Vilela percorreu mais de 80 países. O conjunto de imagens aqui reunidas registra momentos brilhantes, efêmeros e muitas vezes transformadores, nas cinco regiões do Brasil, como as imagens que captam o futebol feminino em Cabaceiras, no sertão paraibano; assim como crianças jogando no enlameado canavial da zona rural de Engenho Tapera, em Alagoas, e também os indígenas da aldeia Tekoá Pyaú que, como pode ser visto na foto acima, posaram para foto oficial em um campinho situado na comunidade que fica entre a Rodovia dos Bandeirantes e o Pico do Jaraguá, na capital paulista.

SERVIÇO:
Exposição: Onde o Futebol Mora
Onde: Estação Santa Cecília do Metrô (Linha 3-Vermelha) – Largo Santa Cecília, s/nº
Quando: até 30/04/2015; de domingo a sexta-feira, das 4h40 à 0h23; sábados, das 4h40 à 1h
Quanto: R$ 3,50 (valor integral da tarifa do Metrô-SP)

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s