América do Sul poderá perder vaga para a Copa do Mundo

FIFA: entidade mostra-se disposta a rever a distribuição de vagas para a Copa do Mundo. Imagem: divulgação
FIFA: entidade mostra-se disposta a rever a distribuição de vagas para a Copa do Mundo. Imagem: divulgação

A Conmebol (Confederação Sulamericana de Futebol) teme que uma confederação de um de seus países afiliados perca uma vaga para a disputa da próxima Copa do Mundo, que será realizada em 2018 na Rússia. A vaga ameaçada em questão não é referente às quatro diretas, mas sim a da repescagem, ou seja, àquela em que o quinto colocado das Eliminatórias Sulamericana disputa contra o representante da Oceania atualmente. Isso porque as confederações da Ásia, da África e da Oceania pressionam a FIFA para que eles tenham mais vagas à disposição para disputarem o Mundial.

Em virtude disso, a entidade máxima do futebol convocará uma reunião com o Comitê Executivo no próximo dia 30 de maio para discutir a distribuição das vagas para a Copa do Mundo de 2018. A FIFA já sinalizou que está disposta a rever a atual distribuição.

Asiáticos e africanos querem que a FIFA acabe com a repescagem, assim como a Oceania que atualmente não possui vaga direta (disputa repescagem). Atualmente, a África possui cinco vagas diretas, enquanto os asiáticos possuem quatro diretas e a possibilidade de ter a quinta via repescagem. Já as vagas dos sulamericanos têm as mesmas condições em relação aos asiáticos (4 diretas + 1 da repescagem).

A Conmebol acredita que a tradição do futebol sulamericano, detentor de nove títulos mundiais (5 do Brasil, 2 da Argentina e 2 do Uruguai), contribua para que a possibilidade de manter as cinco vagas seja mantida.

No entanto, a eleição da FIFA, marcada para maio, poderá ser primordial para o caso. Uma vez que os opositores de Joseph Blatter, atual presidente da entidade, querem mudanças.

Opinião

Concordo plenamente com a posição das confederações asiática, africana e da Oceania em reivindicar a revisão das vagas para a Copa do Mundo. Afinal, são duas das quatro entidades que têm mais países-membros afiliados – 56 e 47, respectivamente – enquanto a Oceania possui 11, mas sem vaga direta. Se analisarmos friamente e, proporcionalmente, de fato, esses continentes teriam direito a mais vagas para a disputa da Copa do Mundo. No entanto, como já sabemos, para FIFA o que vale é o peso das seleções (e político também) que os países da Conmebol e, principalmente, da UEFA têm.

Nos dias atuais, 32 seleções disputam a Copa do Mundo e mais de 200 disputam as Eliminatórias. No entanto, os europeus têm ampla vantagem, pois possuem 14 vagas para 54 países, ou seja, praticamente 1 vaga para cada 4 países (sem contar a do país-sede do próximo Mundial). Assim como os sulamericanos: 10 países-membros, 4 vagas e mais uma. Ou seja, pode ter o privilégio de ter uma vaga para cada dois países. Já os africanos, conforme a atual distribuição de vagas, possuem 1 para cada 11 seleções, enquanto isso, os asiáticos têm uma vaga para cada 10 países. A Oceania disputa a única vaga (para a repescagem ainda) entre os seus onze países-membros. E a situação também é desfavorável aos países filiados à CONCACAF: 1 vaga para cada 10 nações (três diretas e uma via repescagem).

Enfim, proporcionalmente falando, pelos números apresentados, a UEFA e a Conmebol teriam de ter menos vagas para a Copa do Mundo, o que seria justo, mas isso dificilmente acontecerá.

Particularmente, se estivesse na condição de rever essas vagas para a Copa do Mundo teria duas opções: aumentar o número de seleções para o próximo mundial de 32 para 40 (uma a mais para os oito grupos da primeira fase da Copa). Para essas oito novas vagas, deixaria duas para a CONCACAF, duas para a CAF, duas para a AFC e duas para a OFC; ou reduziria o número de vagas dos europeus: de 14 para 10 e deixaria cada uma dessas quatro vagas que sobrariam para as confederações citadas acima.

Mas, vamos aguardar o que a FIFA vai decidir.

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s