Show do Alceu Valença no Sesc Itaquera (29.03.2015)

Alceu Valença (ao centro) e banda em ação no Sesc Itaquera: música e cultura para o povo. Foto: Jorge Almeida
Alceu Valença (ao centro) e banda em ação no Sesc Itaquera: música e cultura para o povo. Foto: Jorge Almeida

O pernambucano Alceu Valença se apresentou na tarde deste chuvoso domingo (29) no Sesc Itaquera, na Zona Leste da capital paulista. Em 1h20 de espetáculo, o músico apresentou um repertório recheado de xote, baião, forró e afins, sendo de autoria própria e também homenagens aos mestres Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga.

O show estava previsto para começar às 15h, porém, em virtude de uma chuva torrencial que caiu na região, a apresentação teve de iniciar com 15 minutos de atraso. Logo, às 15h15, subiram ao palco do Sesc Itaquera: Alceu Valença (voz), Paulo Rafael (guitarra e backing vocal), André Julião (sanfona), Cássio Cunha (bateria), Maurício Oliveira (baixo e backing vocal) e Tovinho (teclados e backing vocal).

O sexteto iniciou a apresentação com dois “medleys” de “Pelé e Garrincha da música nordestina” – Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro: “Vem Morena / O Canto da Ema” e “O Xote das Meninas / O Cheiro da Carolina”.

Alceu Valença saudou o público, o convidou para ir viajar em seu navio saindo do Recife, destacou que valoriza a música brasileira e ainda fez um convite para os presentes tirarem um “retrato imaginário” da varanda de sua casa, em Olinda. Depois disso, o compositor ainda tocou “Sabiá”, do mestre Gonzagão.

Na sequência, uma sequência de sucessos de sua carreira: “Coração Bobo”, “Pelas Ruas Que Andei”, “Cabelo No Pente”. Então, o cantor anunciou que a próxima música trata-se de um xote feito em parceria com Zé Ramalho e Geraldo Azevedo, claro que estava referindo-se à clássica “Táxi-Lunar”, que foi sucedida por “Embolada do Tempo”, com direito a Alceu ensaiar uns passos de capoeira antes de começar a “embolada”.

O concerto deu continuidade com mais temas que são atemporais, como as eternas “Cavalo de Pau”, “Como Dois Animais”, “Girassol” e “Anunciação”.

Alceu Valença confessou que, todo artista, “mente” ao se despedir do público, pois, ele fica escondido atrás do palco só para escutar o clamor popular para que o artista volte. Assim, ele combinou com o público pedir a sua volta. Tudo levado em clima de descontração.

Dessa forma, Alceu e banda voltam para o bis com “La Belle de Jour”, o hit “Tropicana” e, antes de encerrar a apresentação, o músico “vendeu seu peixe” ao divulgar que nesta segunda-feira (30) estará presente na Livraria Cultura da Avenida Paulista para divulgar o seu livro de poesia – “O Poeta da Madrugada” – e também a assistirem ao longa “A Luneta do Tempo”, o seu primeiro trabalho como diretor de filmes, e reiterou a importância do uso consciente da água. E, dessa forma, o gran finale veio com mais uma homenagem a Luiz Gonzaga – “Pagode Russo”.

Depois do show, o público foi se dispersando do local, com alguns encobertos de lama, mas satisfeitos, especialmente os casais que puderam dançar sem se importar com o barro provocado pela chuva. Uma coisa é inegável: Alceu Valença é um artista nato e um grande transportador de cultura brasileira para o povo. Afinal, como o próprio autoanalisou: “sou um artista de cultura, e não artista de entretenimento”.

Para desesperos dos “tr00zões”, havia gente com camisas de bandas como The Doors, Led Zeppelin, Black Sabbath e Dimmu Borgir, por exemplo, hehehe…

A seguir, o setlist da apresentação realizada no Sesc Itaquera.

1. Vem Morena (Luiz Gonzaga/Zé Dantas) / O Canto da Ema (Ayres Viana/Alventino Guimarães/João do Vale)
2. O Xote das Meninas (Luiz Gonzaga / Zé Dantas) / O Cheiro da Carolina (Zé Gonzaga / Amorim Roxo)
3. Sabiá (Luiz Gonzaga / Zé Dantas)
4. Coração Bobo (Alceu Valença)
5. Pelas Ruas Que Andei (Alceu Valença / Vicente Barreto)
6. Cabelo No Pente (Alceu Valença / Vicente Barreto)
7. Táxi-Lunar (Zé Ramalho / Alceu Valença / Geraldo Azevedo)
8. Embolada do Tempo (Alceu Valença)
9. Cavalo de Pau (Alceu Valença)
10. Como Dois Animais (Alceu Valença)
11. Girassol (Alceu Valença)
12. Anunciação (Alceu Valença)
Bis:
13. La Belle de Jour (Alceu Valença)
14. Tropicana (Alceu Valença / Vicente Barreto)
15. Pagode Russo (Luiz Gonzaga / João Silva)

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s