Exposição “Verdade, Benevolência e Tolerância” no Shopping Ibirapuera

Uma das obras que "traduzem" o simbolismo do Falun Dafa. Foto: Jorge Almeida
Uma das obras que “traduzem” o simbolismo do Falun Dafa. Foto: Jorge Almeida

O Shopping Ibirapuera promove até o próximo sábado, 14 de março, a exposição “ Verdade, Benevolência e Tolerância”, que exibe 23 pinturas de 18 artistas chineses que destacam a experiência de terem sidos perseguidos pelo Partido Comunista Chinês, no final da década de 1990, devido à prática do Falun Dafa, doutrina que mescla exercícios físicos e práticas de meditação.

O Falun Dafa, prática também conhecida como Falun Gong, é um método para cultivar o cuidado do corpo e da mente. Possui benefícios à saúde e é praticado em 114 nações. O método ensina que, para a elevação e o aprimoramento integral do ser, é necessário o cultivo da virtude por meio dos princípios que dão nome à mostra – “Verdade, Benevolência e Tolerância”. Enfim, não tem como princípio vínculos à filosofia ou à religião.

Todavia, a doutrina foi proibida na China, seu país de origem, depois de sete anos de seu surgimento. Relatórios feitos por organizações relatam que, desde o início da perseguição aos praticantes dessa prática, aproximadamente dois milhões de pessoas já estiveram confinadas em prisões ou em campos de trabalho forçado na China, sujeitas a torturas e tratamentos cruéis, tudo por conta da sua relação com a prática do Falun Dafa.

Os trabalhos expostos na mostra retratam as experiências vividas na China pelos artistas que, por perseguição as suas crenças, precisaram emigrar. Inclusive, com alguns experimentarem árduas privações de seus direitos, torturados e também chegando a perder familiares e amigos.

Idealizada pelo renomado escultor Kunlun Zhang, a mostra já percorreu 40 países, como Alemanha, Itália, Argentina, Austrália, França, Bélgica, Canadá e Estados Unidos.

SERVIÇO:
Exposição: Verdade, Benevolência e Tolerância
Onde: Shopping Ibirapuera – Avenida Ibirapuera, 3103 – Moema
Quando: até 14/03/2015; de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 14h às 20h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s