Exposição “Ron Mueck” na Pinacoteca de São Paulo

"Máscara II", escultura de Ron Mueck que pode ser interpretado como um "autorretrato" do artista australiano. Foto: Jorge Almeida
“Máscara II”, escultura de Ron Mueck que pode ser interpretado como um “autorretrato” do artista australiano. Foto: Jorge Almeida

Sucesso de público e crítica, a exposição “Ron Mueck” está em seus últimos dias em cartaz na Pinacoteca do Estado. Composta por nove esculturas hiper-realistas do artista australiano, a mostra ocupa sete salas e o Octógono do museu e estará aberta ao público até o próximo domingo, 22 de fevereiro.

Conhecido por suas esculturas de figuras humanas extremamente parecidas com a realidade, Ron Mueck conviveu com técnicas de criação e animação de bonecos, porém, sem possuir uma formação artística tradicional.

O detalhismo meticuloso, a perfeição das construções, a banalidade dos temas abordados e as grandes escalas de suas produções faz com que se não fosse pela alteração na escala, suas figuras poderiam facilmente serem confundidas com pessoas reais.

Para chegar a esse resultado que beira à perfeição, Mueck utiliza materiais e técnicas diversas para criar suas esculturas, tais como resina, fibra de vidro, silicone e acrílico, tendo como ponto de partida um primeiro modelo em argila.

Além das esculturas, a exposição contém um vídeo de 52 minutos que mostra o processo de criação do artista. Vale destacar que a última sessão é exibida uma hora antes do fechamento da Pinacoteca.

As esculturas que estão presentes na mostra são “À Deriva” (2009), “Máscara II” (2001/2002), “Mulher com Galhos” (2009), “Mulher com as Compras” (2013), “Natureza-morta” (2009), “Jovem Casal” (2013), “Juventude” (2009), “Homem em um Barco” (2002) e “Casal Debaixo do Guarda-Sol” (2013).

Por conta da grande demanda, o museu funcionará, entre os dias 19 e 22 de fevereiro, das 10h às 22h, e a fila será fechada às 19h para assegurar o acesso à todos.

A exposição de Ron Mueck realmente é impressionante. A qualidade das esculturas, beirando o real, atesta porquê a mostra é uma das mais visitadas dos últimos anos. Vale a pena enfrentar algumas horas na fila.

SERVIÇO:
Exposição: Ron Mueck
Onde: Pinacoteca do Estado de São Paulo – Praça da Luz, s/nº – Luz
Quando: até 22/02/2015 de terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até às 18h); do dia 19 ao dia 22 de fevereiro, das 10h às 22h
Quanto: R$ 6,00; R$ 3,00 (estudantes e professores da rede privada); entrada gratuita para alunos e professores da rede pública (em excursão escolar); pessoas menores de 10 e maiores de 60 anos, a entrada é gratuita e para o público em geral, o acesso é gratuito aos sábados e a partir das 17h nas quintas. O ingresso também dá direito à visitação à Estação Pinacoteca

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s