Exposição “Face Andina – Fotografias de Martín Chambi” no Instituto Moreira Salles

“Chicha e jogo de sapo, costume cuquenho”. Foto de Martín Chambi no Instituto Moreira Salles
“Chicha e jogo de sapo, costume cuquenho”. Foto de Martín Chambi no Instituto Moreira Salles

O Instituto Moreira Salles realiza até o próximo dia 29 de março, a exposição “Face Andina – Fotografias de Martín Chambi”, que exibe cerca de 90 fotografias e 23 postais do fotógrafo peruano Martín Chambi (1891-1973), extraídas do acervo do IMS.

As imagens, fotografadas entre 1919 e 1948, foram selecionadas e ampliadas a partir de seus negativos originais de vidro, nos anos 1980, por seu neto, Teo Chambi. A outra série de imagens, que traz os 23 registros originais da época em formato de cartão-postal, fazem parte de um acervo de mais de mil imagens do Peru reunidas no acervo do IMS que reafirmam a importância da obra de Martín Chambi como a maior e mais significante representação fotográfica da face e da cultura andinas da América do Sul.

Martín Chambi iniciou a trajetória fotográfica ainda jovem, como assistente de fotógrafo na Mineradora Santo Domingo, em Cambaya. Depois, ao trabalhar com Max T. Vargas, um célebre fotógrafo local, conseguiu montar o seu próprio estúdio. A partir daí, Chambi passou a registrar a população nativa peruana, como as etnias Aymará e Quéchua. E ainda foi um dos primeiros fotógrafos a registrar Machu Picchu, a cidade sagrada dos incas, descoberta em 1911. Martín Chambi ainda trabalhou como fotojornalista para jornais locais de Cusco e teve imagens publicadas em veículos como La Nacíon, jornal argentino, e na revista National Geographic.

Em suas viagens pelo Andes, captou imagens impressionantes das ruínas incas, assim como as paisagens desoladas e seus habitantes.

Vale a pena conferir imagens como a “Vista panorâmica de Machu Picchu” (1925), “Equipe de futebol, Cusco, Peru” (1926), “Mercado de Cusco”, um cartão-postal do mestre Max T. Vargas, e “Chicha e jogo de sapo, costume cuquenho” (foto acima), de 1930.

SERVIÇO:
Exposição: Face Andina – Fotografias de Martín Chambi
Onde: Instituto Moreira Salles – Rua Piauí, 844 – Higienópolis
Quando: até 29/03/2015; de terça a sexta, das 13h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s