Exposição “Cristiano Mascaro e a Série Bom Retiro” na Pinacoteca do Estado

A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta até o dia 19 de abril de 2015 a exposição “Cristiano Mascaro e a Série Bom Retiro”, que exibe cerca de 47 imagens em preto e branco da série Bom Retiro e Luz do fotógrafo Cristiano Mascaro, realizadas em 1976 no bairro onde está situado a instituição.

A convite da então diretoria da Pinacoteca, Aracy Amaral (que ficou à frente da instituição entre 1975 e 1979), o fotógrafo registrou uma série de imagens do tradicional bairro do Bom Retiro para um projeto que tinha como objetivo fazer uma conexão entre o bairro e o museu, ou seja, a ideia de Aracy era aproximar os frequentadores dos bairros próximos à Pinacoteca.

A coleção de fotografias da Pinacoteca nasceu no final da exposição de 1976, com a doação das 41 ampliações de Mascaro para o museu. Em 2003, uma nova ampliação de toda a série foi realizada com a inclusão de sete novos negativos.

A série Bom Retiro e Luz transformou-se, de certa maneira, em uma memória institucional do bairro ao mesmo tempo que apresenta a visão de Cristiano Mascaro sobre a fotografia no período em que começou sua carreira artística. São imagens caracterizadas pelos altos-contrastes, instantâneos e composições geométricas que remetem à pesquisa do fotógrafo sobre a linguagem e tradição do fotojornalismo.

A série pode ser interpretada como um registro dos bairros mais antigos e plurais de São Paulo.

SERVIÇO:
Exposição: Cristiano Mascaro e a Série Bom Retiro
Onde: Pinacoteca do Estado de São Paulo – Praça da Luz, s/nº – Luz
Quando: até 19/04/2015 de terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até às 18h); as quintas até às 22h.
Quanto: R$ 6,00; R$ 3,00 (estudantes e professores da rede privada); entrada gratuita para alunos e professores da rede pública (em excursão escolar); pessoas menores de 10 e maiores de 60 anos, a entrada é gratuita e para o público em geral, o acesso é gratuito aos sábados e a partir das 17h nas quintas. O ingresso também dá direito à visitação à Estação Pinacoteca

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s