SÓ ATÉ DOMINGO: II Mostra do Programa de Exposições 2014 no CCSP

"À Sua Imagem E Semelhança", de Shima", em exposição no piso Caio Graco do CCSP. Foto: Jorge Almeida
“À Sua Imagem E Semelhança”, de Shima”, em exposição no piso Caio Graco do CCSP. Foto: Jorge Almeida

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) realiza até o próximo domingo, 25 de outubro, a “II Mostra do Programa de Exposições 2014”, que acontece no piso Caio Graco. O evento traz as individuais simultâneas de Alexandre Brandão, Shima, Zed Nesti e Vitor Butkus, que foram selecionados no Edital do Programa de Exposições 2014.

Além dos artistas citados, junta-se a eles, Mônica Nador, que foi convidada pela Curadoria de Artes Visuais do CCSP.

O programa chega a sua 24ª edição com novidades: além das individuais simultâneas, passa a compreender também propostas de residência artística e projeto curatorial. A nova estrutura possibilitou selecionar 12 exposições individuais, três residências artísticas e uma proposta curatorial.

Vitor Butkus, através de “Libro Negro: Respostas a Rafael França”, apresenta cinco vídeos em que as narrativas tangenciam a vida e as obsessões artísticas de França e reedita material oriundo dos espólios de Rafael França. Além disso, ele traça diálogos com procedimentos de criação, incluindo aí o seu próprio veio autoral ao tratar de temas como morte e sexualidade. A individual é o resultado de uma pesquisa profunda nos arquivos do artista Rafael França (1957-1991).

Já Shima, em “À Sua Imagem E Semelhança”, dá ‘vida’ ao barro por suas próprias mãos ao fazer performance e também criar esculturas em argila e gesso com aparência de busto.

Enquanto Zed Nesti apresenta um conjunto de 14 pinturas em as obras foram feitas com tintas de fabricação caseira, feitas pelo próprio artista. Inclusive o branco de chumbo, que é um pigmento de comercialização proibida em virtude de sua alta toxicidade. Entre as obras, destaque para “Duas Mulheres e Mulher Nua de Frente”.

Alexandre Brandão, por sua vez, traz “Crash!” (2013), obra composta por luminárias sobre tripé e alumínio, além de outras produções.

E, finalmente, Monica Nador, a artista convidada para o programa, apresenta “Brasil por Coreia do Sul” (2012/2014), que foi construído coletivamente por jovens sul-coreanos estudantes de arte, como forma de resposta ao convite que ela recebeu para representar o Brasil na Bienal de Gwanju. A obra, feita em estêncil e serigrafia sobre tecido, tem medidas de 6x10m e ocupa o vão existente entre o piso Caio Graco e a biblioteca do espaço.

A comissão julgadora foi composta pelo artista e professor José Spaniol (docente do Instituto de Artes da Unesp), pela curadora Marta Mestre (MAM/Rio) e pelo curador Fernando Oliva, que selecionou 16 projetos artísticos entre 670 inscritos.

SERVIÇO:
Exposição: II Mostra do Programa de Exposições 2014
Onde: Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
Quando: até 26/10/2014; de terça a sexta, das 10h às 20h; sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s