Começa hoje a Copa do Mundo FIFA 2014

Seleção Brasileira: forte candidata ao título e com a missão de evitar o "Maracanazzo II"
Seleção Brasileira: forte candidata ao título e com a missão de evitar o “Maracanazzo II”

Brasil e Croácia fazem o jogo inaugural da 20ª edição da Copa do Mundo FIFA 2014 na Arena Corinthians, em Itaquera, na capital paulista, às 17h desta quinta-feira (12). O time anfitrião entra em campo como um dos principais favoritos ao título e tentará evitar repetir o fiasco do Mundial de 1950 quando foi derrotado no Maracanã para o Uruguai por 2 a 1 no episódio que ficou conhecido como Maracanazzo.

Maior vencedora e dona de cinco taças (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), a Seleção Brasileira tem em Neymar a sua maior esperança para o hexa. Além da competência e da estrela do técnico Luiz Felipe Scolari. No entanto, o selecionado nacional conviverá nos próximos 30 dias com os questionamentos que acercam à realização da Copa do Mundo, com investimentos interrogáveis, obras parcialmente concluídas, como em portos, aeroportos, transporte público e nas adjacências das arenas que sediarão os jogos. Enfim, todas àquelas promessas feitas pelo Governo que não foram concretizadas que serviram de motivação para as manifestações realizadas em junho do ano passado e que prometem continuar ao longo da competição.

Curiosamente, o “país do futebol” passará por contrates por conta da Copa do Mundo: a euforia dos torcedores com o torneio em meio às manifestações daqueles que não digeriram os estouros nos orçamentos (que oficialmente foi de R$ 26,5 bilhões, sendo que R$ 8,5 bilhões foram destinados às 12 arenas), as mortes dos oito operários no período da construção dos estádios, as regalias que a FIFA terá, como a isenção de impostos.

Mas, voltando para dentro de campo, o Brasil tem todas as condições que o faz favorito ao título: jogadores experientes mesclados com jovens promessas, mas de carreira internacional, um excelente desempenho: venceu 15 dos últimos 16 jogos disputados, técnico copeiro, apoio da torcida, clima favorável – os gringos, por exemplo, poderão ter dificuldades com o clima tropical do País, como encarar um inverno rigoroso do Sul ao calor do Nordeste em um curto espaço de tempo.

Contudo, apesar das condições favoráveis, a Seleção Canarinho também entrará em campo com a pressão de ganhar um título em casa. Uma vez que, dentre os oito campeões mundiais que já sediaram Copa do Mundo, apenas o Brasil não conquistou a Copa do Mundo em casa. Além da Espanha que, na época em que sediou um Mundial, ainda não era uma potência do futebol.

Como o único País que disputou todas as Copas do Mundo realizadas até hoje, o Brasil tem um dado favorável a teu favor na estreia de logo mais: das 19 estreias, a seleção venceu 15, empatou duas e perdeu outras duas. Além disso, em 2006, a Seleção Brasileira estreou com vitória no Mundial daquele ano justamente contra o mesmo adversário desta tarde por 1 a 0, com gol de Kaká.

Apesar do amplo favoritismo, é bom Felipão e seus comandados ficarem atentos com a Croácia, pois eles prometem dificultar o jogo e tem a seu favor um meio-campo habilidoso, orquestrado por dois jogadores que atuam no futebol espanhol: Rakitić, do Sevilla, e Modrić, do Real Madrid.

Brasil e Croácia abrem a primeira rodada do grupo A da Copa do Mundo. No dia seguinte, México e Camarões farão o outro jogo da rodada de estreia do grupo.

Particularmente, além do Brasil, aponto como favoritos ao título os nossos “hermanos” argentinos, a perigosa Alemanha, a Fúria espanhola e, correndo por fora, França, Itália e Holanda. Sinceramente, não acredito que Uruguai, apesar do ressurgimento de seu futebol, e Inglaterra farão frente aos citados anteriormente.

E, assim, com ou sem manifestações, vamos torcer para que, quem sabe, o capitão Thiago Silva repita no dia 13 de julho de 2014 o mesmo gesto feito por Bellini, Mauro Ramos de Oliveira, Carlos Alberto Torres, Dunga e Cafu.

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s