Exposição “Fusões” no Conjunto Nacional

Uma das obras feitas com fragmentos de madeira, pedaços de lixa, colagens e acrílica, de Dercival Tamion. Foto: Jorge Almeida
Uma das obras feitas com fragmentos de madeira, pedaços de lixa, colagens e acrílica, de Dercival Tamion. Foto: Jorge Almeida

O Espaço Cultural do Conjunto Nacional realiza até o próximo sábado, 15 de fevereiro, a exposição “Fusões”, que reúne cerca de 50 trabalhos de Dercival Tamion. A produção do artista plástico consiste em 21 obras elaboradas a partir de fragmentos de madeira reciclada e recolhida em caçambas e canteiros de obras, além da construção de móveis e esculturas com sobras de marcenaria, recortes de papel jornal e papel revista, terra, areia, cascas de madeira, lixas, estopas e outros resíduos.

A produção de Tamion nos faz remeter aos desenhos rupestres e à arte mural do Egito antigo, conhecida também como arte pré-colombiana dos países andinos.

Nas obras, são utilizadas poucas tintas, e misturam pintura e escultura feitas com os materiais citados. Ou seja, a sustentabilidade é a essência da obra de Dercival Tamion. Graças a isso, a prática adotada pelo artista mostrou-se pertinente dentro dos debates relacionados às novas práticas sustentáveis.

Além das obras, como esculturas e quadros, há móveis como bancos, aparadores, banquetas, vasos e tabuleiros de xadrez, todos feitos com madeira de reaproveitamento, é claro.

SERVIÇO:
Exposição: Fusões
Onde: Espaço Cultural do Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073
Quando: até 15/02/2013; de segunda a sábado, das 7h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 22h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s