Copa do Mundo já tem 30 seleções classificadas

Copa do Mundo FIFA 2014: restam apenas duas vagas. Imagem: divulgação/FIFA
Copa do Mundo FIFA 2014: restam apenas duas vagas. Imagem: divulgação/FIFA

Hoje, 19 de novembro, o mundo conheceu mais seis seleções que garantiram suas vagas para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, através da repescagem europeia e também do hexagonal final das Eliminatórias africanas. Carimbaram os passaportes para o Mundial nesta terça-feira as delegações de Gana e Argélia pelos lados da África (Nigéria, Costa do Marfim e Camarões haviam se classificado no último fim de semana), e também Grécia, Croácia, Portugal e França pelos lados da Europa. Além desses países, dois estão praticamente com as suas vagas asseguradas: Uruguai e México, que fizeram um excelente resultado no confronto de ida diante de Nova Zelândia e Jordânia, respectivamente, pela Repescagem Interncontinental, fechando assim o número de participantes do Mundial: 32.

Em Cairo, o Egito derrotou Gana por 2 a 1. Contudo, o triunfo não foi o suficiente para levar os faraós ao Brasil no ano que vem. Isso porque os ganeses haviam vencido o jogo de ida por impiedosos 6 a 1 no último dia 15 de outubro.

Diferentemente de Gana, a Argélia sofreu um pouco mais para conquistar o seu lugar na Copa. Depois de perder na ida por 3 a 2 para Burkina Fasso fora de casa, os argelinos se classificaram ao triunfar o adversário pelo placar mínimo e, devido aos gols feitos fora de casa, as Raposas do Deserto vão para a sua quarta Copa do Mundo.

No sábado, 16 de novembro, a Nigéria bateu a Etiópia por 2 a 0 em casa e, consequentemente, venceu os dois duelos contra os etíopes pelo hexagonal (no jogo de ida, em Addis Abeba, os visitantes fizeram 2 a 1 em 13 de outubro) e estará no Brasil em 2014. No mesmo dia, a Costa do Marfim, capitaneada pelo experiente Drogba, empatou com Senegal fora de seus domínios e também se classificou, pois vencera os senegaleses em casa por 3 a 1 em 12 de outubro. No dia seguinte, 17 de novembro, a Seleção de Camarões goleou a Tunísia por 4 a 1 em seu território e deu fim às esperanças das Águias de Cartado. Na ida, os dois selecionados nacionais empataram em 0 a 0, em Radès.

Já na repescagem europeia, os quatro confrontos ocorreram nas mesmas datas: 15 e 19 de novembro.

A Grécia vai para o seu terceiro mundial por ter feito 4 a 1 na Romênia no placar agregado. No primeiro jogo, os gregos fizeram 3 a 1 nos romenos e seguraram o empate em 1 a 1, em Bucareste, no segundo confronto.

A Seleção da Croácia espantou a “zebra” Islândia com vitória por 2 a 0 em Zagreb, capital da nação dos Bálcãs. No duelo da sexta-feira passada, os dois times não saíram do 0 a 0.

Já os franceses mediram forças com os ucranianos e se deram bem. Depois de perderem por 2 a 0 no compromisso de ida, os campeões mundiais de 1998 anotaram três tentos no Stade de France, com arbitragem para lá de polêmica (mais uma vez) e garantiram a sua 14ª participação em Copas do Mundo.

E, finalmente, o confronto mais esperado dessa repescagem: Portugal x Suécia ou, se você preferir, Cristiano Ronaldo x Ibrahimovic. Os craques do Real Madrid e do PSG foram os protagonistas do jogaço disputado no Friends Arena, em Solna (Suécia). Mas o gajo português levou a melhor diante de “Ibracadabra”. Com três gols de CR7, os patrícios derrotaram os anfitriões do Mundial de 1958 por 3 a 2. Os tentos suecos foram feitos por Ibrahimovic. Dessa forma, Portugal fez 4 a 2 no agregado por ter saído vencedor também no duelo de ida, no Estádio da Luz, em Lisboa. E, como a modéstia nunca foi o seu forte, após a eliminação de sua seleção, Ibrahimovic disse nas redes sociais que o Mundial sem a sua presença não vale a pena ser visto. Mas ponderou ao parabenizar os portugueses pela classificação e destacou que as duas seleções mereciam estar na Copa. Confesso que sou obrigado a concordar com Ibra pelo menos na última parte.

E nesta quarta-feira (20), o Uruguai (5º colocado das Eliminatórias da Conmebol) poderá consolidar a sua classificação em casa, diante de sua torcida, contra a Jordânia (5ª colocada das Eliminatórias Asiáticas). A Celeste Olímpica tem uma ampla vantagem, pois goleou os jordanos por 5 a 0 na ida. A outra partida da repescagem intercontinental será entre Nova Zelândia e México. O representante da Concacaf, assim como os uruguaios, têm uma enorme vantagem em relação ao adversário. Uma vez que os mexicanos fizeram 5 a 1 no jogo de ida em casa e só uma catástrofe tirará o México de seu 15º mundial.

Aliás, convenhamos, Uruguai e México já estão classificados para a Copa do Mundo. Inclusive, a vaga mexicana deve ser creditada aos Estados Unidos, que derrotaram o Panamá por 3 a 2 na última rodada do hexagonal final das Eliminatórias da Concacaf, permitindo, assim, a possibilidade do México disputar a repescagem.

Dessa forma, com a definição dos 32 classificados, no próximo dia 6 de dezembro, será realizado na Costa do Sauípe (BA) o sorteio dos grupos da Copa do Mundo da FIFA 2014.

A seguir, a relação das seleções classificadas até o momento.

Conmebol (América do Sul):
Brasil – país-sede
Argentina – 1º colocado da fase única
Colômbia – 2º colocado da fase única
Chile – 3º colocado da fase única
Equador – 4º colocado da fase única

AFC (Ásia):
Irã – vencedor do grupo A
Japão – vencedor do grupo B
Coreia do Sul – segundo colocado do grupo A
Austrália – segundo colocado do grupo B

CAF (África):
Costa do Marfim – vencedor da chave A
Nigéria – vencedor da chave B
Camarões – vencedor da chave C
Gana – vencedor da chave D
Argélia – vencedor da chave E

Concacaf (Américas do Norte, Central e Caribe):
Estados Unidos – vencedor do hexagonal final (quarta fase)
Costa Rica – 2º lugar do hexagonal final (quarta fase)
Honduras – 3º lugar do hexagonal final (quarta fase)

UEFA (Europa):
Bélgica – vencedor do grupo A
Itália – vencedor do grupo B
Alemanha – vencedor do grupo C
Holanda – vencedor do grupo D
Suíça – vencedor do grupo E
Rússia – vencedor do grupo F
Bósnia-Herzegovina* – vencedor do grupo G
Inglaterra – vencedor do grupo H
Espanha – vencedor do grupo I
Portugal – vencedor da repescagem A
França – vencedor da repescagem B
Grécia – vencedor da repescagem C
Croácia – vencedor da repescagem D

Repescagem intercontinental:
Uruguai ou Jordânia
Nova Zelândia ou México

* Seleção estreante em Copas do Mundo

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s