Conhecendo o Museu Vivo do Bonde

Quem vai a Santos a fins turísticos, além das praias, tem a necessidade de conhecer o Centro Histórico da cidade, passando por dezenas de locais que fizeram a história de Santos e também do País. E, uma das formas mais apropriadas para isso é o Museu Vivo do Bonde, também conhecido como a Linha Turística do Bonde.

A atração é composta por dois bondes construídos na década de 1920 que foi totalmente restaurado. Os bondes circulam por um trecho de cinco quilômetros em cerca de 40 minutos. Durante o trajeto, um guia bilíngue relata toda a história e a importância das principais ruas e edifícios antigos do Centro de Santos. Além disso, no ponto de partida, há a presença de um antigo condutor de bondes da época em que esse tipo de transporte ainda funcionava e que teve a sua última operação realizada em 28 de fevereiro de 1971, quando o veículo prefixo 258 que fazia a linha 42 foi recolhido na garagem.

Entre os pontos turísticos percorridos pelo bonde estão: a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Palácio Saturnino de Brito, o Teatro Coliseu, o Castelinho (antigo edifício do Corpo de Bombeiros), a Catedral de Santos, o local onde nasceram Bartolomeu e Alexandre de Gusmão, o futuro Museu Pelé, a Estação da São Paulo Railway, Bolsa Oficial do Café (Museu do Café), Pantheon dos Andradas, as ruínas dos casarões do Valongo, a Câmara Municipal, os antigos armazéns, a Casa do Trem Bélico, entre outros pontos.

A Linha Turística do Bonde faz o seguinte itinerário:

Sentido único: Praça Visconde de Mauá, Rua General Câmara, Praça Rui Barbosa, Rua Vasconcelos Tavares, Rua Amador Bueno, Rua Frei Gaspar, Rua São Francisco, Caminho Monsenhor Moreira, Rua Bittencourt, Rua Brás Cubas, Rua General Câmara, Praça Rui Barbosa, Rua do Comércio, Rua São Bento, Rua Tuiuti, Praça Azevedo Júnior, Praça Barão do Rio Branco, Rua XV de Novembro, Praça da República, Rua Visconde do Rio Branco, Rua da Constituição, Rua General Câmara e Praça Visconde de Mauá.

SERVIÇO:
Museu Vivo do Bonde (Linha Turística do Bonde)
Onde: Praça Visconde de Mauá, s/nº (ponto de partida) – Centro – Santos (SP)
Quando: de terça a domingo (e feriados), das 11h às 17h. Atende também na segunda em situação de feriado prolongado
Quanto: R$ 5,00; R$ 2,50 (1/2 entrada)

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s