Titãs: 25 anos de “Go Back”

Go Back: o primeiro registro ao vivo dos Titãs gravado no lendário Festival de Jazz de Montreaux
Go Back: o primeiro registro ao vivo dos Titãs gravado no lendário Festival de Jazz de Montreaux

Em 2013, o primeiro álbum ao vivo dos Titãs completa 25 anos de seu lançamento. Trata-se de “Go Back”, que foi gravado em 8 de julho de 1988 no tradicional Festival de Jazz Montreaux, na Suíça. A banda paulista foi o primeiro grupo brasileiro a se apresentarem na “Noite do Rock” do festival.

Com o sucesso consolidado no País por conta dos álbuns “Cabeça Dinossauro” e “Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas”, os Titãs partiram para voos maiores e fizeram a sua estreia internacional pela Europa. E um dos destinos do, na época, octeto foi o Festival de Montreaux.

No concerto que culminou na gravação do álbum, Liminha foi praticamente o “nono titã”, uma vez que ele, além de produzir o disco, tocou guitarra no show. No repertório, evidentemente, predominou faixas dos dois trabalhos recentes dos Titãs – “Cabeça” e “Jesus” -, porém, eles aproveitaram e fizeram novos arranjos para músicas gravadas originalmente no trabalho de estreia – casos de “Marvin (Patches)” e “Go Back” – e de “Televisão” – “Pavimentação” e “Não Vou Me Adaptar”.

E, diferentemente do que aconteceu na maioria dos álbuns dos Titãs, Nando Reis foi quem teve mais faixas cantadas em “Go Back” – ao todo foram três, fora a versão remix de “Marvin” -, assim como Paulo Miklos e Sérgio Britto. Enquanto Branco Mello e Arnaldo Antunes cantaram dois temas cada.

O disco abre com uma breve apresentação da banda seguida da faixa-título do último trabalho de estúdio de então – “Jesus Não Tem Dentes No País dos Banguelas” – emendada de “Nome Aos Bois”. Posteriormente, Paulo Miklos cantarola os três temas seguidos: “Bichos Escrotos”, uma excelente leitura de “Pavimentação” e “Diversão”. Depois, Nando Reis volta ao microfone para cantar aquela que tornou-se (pelo menos é o que eu acredito) o seu maior hit como vocalista (tanto nos Titãs quanto em sua carreira solo): “Marvin”, que, mesmo sendo uma versão em português para “Patches”, da banda Chairman Of The Board, tornou-se um clássico do rock brasileiro. A nova “roupagem” que os Titãs fizeram para ela nesse show ficou “nervosa”. Não foi à toa que a música virou um sucesso avassalador nas rádios no final de 1988 e durante todo o ano de 1989. Particularmente, em minha opinião, é a melhor canção dos Titãs.

Na continuidade do concerto, Sérgio Britto foi o interlocutor da trinca conseguinte: “AA UU”, “Go Back” (que ganhou novos arranjos também e teve relativo sucesso) e “Polícia”. O vocalista Branco Mello também marcou presença ao detonar com “Cabeça Dinossauro” e “Massacre” (aliás, foi dessa versão que fiz um backing vocal recentemente em um ensaio da banda cover Agonizando, do meu amigo Thiago “Woody” Carvalho, rs).

Na parte final, Arnaldo Antunes foi o protagonista das duas músicas que encerram o LP: “Não Vou Me Adaptar”, que também ganhou nova leitura, e “Lugar Nenhum”, cuja parte final Arnaldo desabafa: “brasileiro, o quê? Brasileiro, o c******…”.

De volta ao Brasil, os Titãs viveram uma fase áurea, lotando seus shows e “Go Back” nas listas dos mais vendidos. E, ainda, no ano seguinte, lançaram uma grande obra-prima do rock: o clássico “Õ Blésq Blom”.

Anos mais tarde, na versão em CD do álbum, foram acrescidas das desnecessárias versões remixadas de “Go Back” e “Marvin”.

Outra sacada do disco foi feita em sua capa e contra-capa – que teve a concepção de Sérgio Britto -, que trazia fotos da infância dos integrantes dos Titãs com familiares e amigos. No sentido horário da capa temos: Nando Reis, Sérgio Britto, Tony Bellotto e Paulo Miklos. Enquanto na contra-capa, no mesmo sentido, temos as presenças de Marcelo Fromer, Branco Mello, Charles Gavin e Arnaldo Antunes.

Posso assegurar que “Go Back” é um dos melhores registros ao vivo do rock nacional, pois mostrava os Titãs em pleno auge de sua criatividade vindo de dois trabalhos antológicos do BR 80. Contudo, o ponto negativo do disco é que ele poderia ser feito no Brasil, onde a plateia poderia interagir com a banda, deixando o disco “mais ao vivo”, diferentemente do público “frio” de Montreaux.

Particularmente, tenho um apreço especial por esse disco. Pois me lembro de escutá-lo na infância quando minha irmã tinha o LP e, alguns anos mais tarde, foi o meu primeiro CD da minha coleção (e o tenho até hoje).

Abaixo, a ficha técnica e o tracklist do play.

Álbum: Go Back
Intérprete: Titãs
Lançamento: segundo semestre de 1988
Gravadora: WEA
Produtor: Liminha

Arnaldo Antunes: voz e backing vocal
Branco Mello: voz e backing vocal
Charles Gavin: bateria
Marcelo Fromer: guitarra
Nando Reis: baixo, voz e backing vocal
Paulo Miklos: voz, sax e backing vocal
Sérgio Britto: voz, teclados e backing vocal
Tony Bellotto: guitarra

Liminha: guitarra

1. Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas (Nando Reis / Marcelo Fromer)
2. Nome Aos Bois (Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Nando Reis / Tony Bellotto)
3. Bichos Escrotos (Arnaldo Antunes / Nando Reis / Sérgio Britto)
4. Pavimentação (Arnaldo Antunes / Paulo Miklos)
5. Diversão (Sérgio Britto / Nando Reis)
6. Marvin (Patches) (Johnson / Dunbar / Versão: Nando Reis / Sérgio Britto)
7. AA UU (Sérgio Britto / Marcelo Fromer)
8. Go Back (Sérgio Britto / Torquato Neto)
9. Polícia (Tony Bellotto)
10. Cabeça Dinossauro (Arnaldo Antunes / Branco Mello / Paulo Miklos)
11. Massacre (Sérgio Britto / Marcelo Fromer)
12. Não Vou Me Adaptar (Arnaldo Antunes)
13. Lugar Nenhum (Arnaldo Antunes / Charles Gavin / Marcelo Fromer / Sérgio Britto / Tony Bellotto)
Faixas bônus:
14. Marvin (Patches) (remix) (Johnson / Dunbar / Versão: Nando Reis / Sérgio Britto)
15. Go Back (remix) (Sérgio Britto / Torquato Neto)

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s