Exposição “William Kentridge: Fortuna” na Pinacoteca do Estado

A Pinacoteca do Estado de São Paulo realiza até o próximo dia 10 de novembro a mostra “William Kentridge: Fortuna”, que apresenta mais de 200 obras, entre desenhos, gravuras, esculturas, filmes e animações e duas videoinstalações produzidas entre 1989 e 2012 pelo sulafricano William Kentridge. Essa é a primeira grande exposição monográfica do artista na América do Sul.

A exposição destaca o processo criativo não convencional do artista em Johannesburgo, onde fica seu estúdio. Na produção de Kentridge é comum a utilização de objetos de uso cotidiano, que vai desde um pote de café a uma tesoura, por exemplo. Além disso, a sua obra é feita de elementos reais, que fazem referências a lugares e situações, especialmente à memória social de sua África do Sul e seu histórico do Apartheid.

O título “fortuna” da mostra, de acordo com o artista, “é um termo geral que utilizo para essa gama de agenciamentos, algo diverso da fria probabilidade estatística, no entanto fora do âmbito do controle racional”.

Um dos principais destaques da exposição é a obra “A Recusa do Tempo”, que está instalada no Octógono do espaço. Trata-se de uma imensa instalação com cinco vídeos, quatro megafones de aço (que o artista intitula como “elefante”) e uma máquina-objeto. A duração dos cinco canais de vídeos é de 28 minutos. A instalação leva a assinatura de Dada Masilo, Philip Miller, Catherine Meyburgh, Peter Galison e do próprio William. A obra já foi exibida no MAXXI em Roma e, posteriormente, será apresentada no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, após a exposição em São Paulo.

Outra produção que merece destaque também é “Procissão” (1999/2000), uma série composta de 25 esculturas de bronze.

SERVIÇO:
Exposição: William Kentridge: Fortuna
Onde: Pinacoteca do Estado de São Paulo – Praça da Luz, 02 – Luz
Quando: até 10/11/2013; de terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até às 18h); as quintas até às 22h.
Quanto: R$ 6,00; R$ 3,00 (estudantes e professores da rede privada); entrada gratuita para alunos e professores da rede pública (em excursão escolar); pessoas menores de 10 e maiores de 60 anos, a entrada é gratuita e para o público em geral, o acesso é gratuito aos sábados e a partir das 17h nas quintas. O ingresso também dá direito à visitação à Estação Pinacoteca

 

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s