Federação Paulista de Futebol sorteia os grupos do Paulistão 2014

Sorteio dos grupos do Paulistão 2014 foi marcado por gafes. Foto: Rodrigo Faber
Sorteio dos grupos do Paulistão 2014 foi marcado por gafes. Foto: Rodrigo Faber

A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu, através de sorteio, nesta quarta-feira (30), os grupos do Campeonato Paulista 2014, cujo regulamento sofreu alterações em relação às últimas edições. Divididos em quatro grupos, que tem os times grandes – Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo – como cabeças-de-chave, o Estadual começará no dia 18 de janeiro e terminará em 19 de maio de 2014, totalizando 19 datas, sendo 15 da primeira fase, enquanto as quartas-de-final e semifinal serão disputadas em único jogo e as duas partidas da decisão.

Os 20 clubes participantes foram divididos em quatro grupos com cinco equipes. Na primeira fase, os times enfrentam os 15 adversários oriundos dos outros três grupos, ou seja, não haverá duelo entre equipes do mesmo grupo nessa fase. Na sequência, os primeiros e segundos colocados de cada grupo se enfrentarão nas quartas-de-final, que será em jogo único e, persistindo a igualdade, disputa de pênaltis. Já a semifinal, o critério é o mesmo da fase anterior, porém, os confrontos serão definidos de acordo com a campanha dos semifinalistas ao longo da competição. Logo, o melhor ranqueado medirá forças com o quarto e o segundo enfrentará o terceiro. Enquanto isso, a final do Paulistão 2014 será realizada em duas partidas que, a princípio, estão datadas para os dias 6 e 18 de abril. E, se os dois confrontos terminarem em igualdade, o campeão será definido nos pênaltis.

Os rebaixados para a Série A2 serão definidos no índice geral, ou seja, os quatro últimos na classificação geral, independentemente do grupo. Não haverá a tradicional disputa pelo Troféu do Interior, cujo campeão “direto” será definido para o clube interiorano mais bem colocado na tabela.

Após o sorteio, o presidente da Federação Paulista, Marco Pollo Del Nero, explicou à imprensa sobre o formato da competição e, obviamente, defendeu o regulamento criado pela instituição que preside. Além disso, o dirigente argumentou que não tem como reduzir mais datas e também reiterou que a nova norma será repetida em 2015.

Tecnicamente, esse novo formato do Campeonato Paulista não mudou muita coisa em relação às últimas sete edições da competição. Na verdade, reduziu apenas quatro jogos (de 23 para 19), a diferença é justamente a não realização das partidas entre os times do mesmo grupo. Talvez, alguns dos motivos, além os já citados por Del Nero, para não “espremer” mais a tabela do Paulistão se deve aos interesses da principal emissora do Brasil e também, dependendo da medida que fosse adotada se não essa, os números de clássicos seriam reduzidos.

Particularmente, defendo como fórmula de disputa a divisão das 20 equipes em dois grupos com dez clubes. Sendo que todos se enfrentariam dentro do próprio grupo, ou enfrentariam os adversários do outro grupo, em turno único para que os dois primeiros colocados fizessem as semifinais e os rebaixados seriam os dois últimos classificados. Assim, resumiria a competição em 13 rodadas (10 da primeira fase, a semifinal e os dois jogos da decisão).

E, FPF, pelo amor de Deus, da próxima vez, acerte os nomes dos clubes quando fizer o sorteio. Sim, quem colocou as alcunhas das equipes nos papeis do sorteio realizado na sede da instituição cometeu diversas gafes. Tais como: colocar a palavra “Assossiação”, em vez de Associação, nos papeis da Ponte Preta e da Portuguesa. Ainda colocaram “Assossiação” Esportiva Palmeiras no lugar de Sociedade Esportiva Palmeiras, e ainda limaram a denominação do Corinthians, que ficou reduzido a Sport Club Corinthians, deixando de acrescentar o “Paulista”.

A seguir, a definição dos quatro grupos do Paulistão 2014.

Grupo A: São Paulo, Penapolense, Linense, Atlético Sorocaba e Comercial
Grupo B: Corinthians, Botafogo (SP), XV de Piracicaba, Ituano e Audax/Grêmio Osasco
Grupo C: Santos, Ponte Preta, São Bernardo, Paulista e Portuguesa
Grupo D: Palmeiras, Mogi Mirim, Bragantino, Oeste e Rio Claro

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s