Morre Lou Reed, aos 71 anos

Lou Reed (foto) chegou a cancelar apresentações em virtude de problemas relacionados ao fígado. Foto: Getty Images
Lou Reed (foto) chegou a cancelar apresentações em virtude de problemas relacionados ao fígado. Foto: Getty Images

O cantor, compositor e guitarrista norte-americano Lou Reed morreu aos 71 anos na manhã deste domingo (27), em Long Island, Nova York, nos EUA. Segundo informações das agências de notícias, a morte do músico está associada a problemas de fígado, uma vez que ele passou por uma cirurgia de transplante do órgão em maio passado. Porém, a causa mortis de Reed ainda não foi oficialmente confirmada. A notícia foi divulgada pela Rolling Stone enquanto o jornal inglês The Guardian informou que o óbito de Lou Reed foi confirmado pelo agente do cantor no Reino Unido, Andy Wolliscroft.

Nascido em 2 de março de 1942, em Nova York (EUA), como Lewis Allan Reed, ele foi um dos fundadores do Velvet Undergroud, uma das bandas mais influentes do rock, nos anos 1960. O trabalho mais notório da banda foi o álbum “The Velvet Underground And Nico”, de 1967, que teve a capa desenhada por Andy Warhol, considerada a maior figura da popart.

Considerado como pai da música alternativa, Lou Reed teve uma carreira de altos e baixos ao longo de seus quase 50 anos dedicados ao rock. E nesse período, o músico fez parcerias com inúmeros artistas, entre eles David Bowie, The Killers, Kiss (como autor de algumas canções do álbum “Music From ‘The Elder’”), entre outros.

Recentemente, Lou Reed fez uma parceria com o Metallica em 2011 que culminou com o lançamento de “Lulu”, porém, o disco não foi bem recebido por ter poucos solos e riffs, além de não repetir o ímpeto em levar o Metallica para o topo do Trash Metal.

Então, nos resta agradecer a esse grande músico por sua contribuição e dedicação ao rock. Obrigado, Lou Reed, e descanse em paz.

Por Jorge Almeida

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s