Definidos os grupos da Copa do Nordeste 2014

A novidade na Copa do Nordeste 2014 será a presença de seu campeão na Copa Sulamericana do mesmo ano. Foto: Yahoo! Esporte Interativo
A novidade na Copa do Nordeste 2014 será a presença de seu campeão na Copa Sulamericana do mesmo ano. Foto: Yahoo! Esporte Interativo

Em sorteio realizado em Salvador na noite desta terça-feira (8), os quatro grupos da edição 2014 da Copa do Nordeste foram definidos. O evento foi marcado pelas presenças de dirigentes de federações estaduais, da Liga do Nordeste e da CBF.

A competição, cujo início está previsto para 20 de janeiro de 2014, terá a presença de 16 equipes de sete Estados da região que dá o nome ao torneio. Apesar da cogitação, os Estados do Piauí e Maranhão não terão representantes no Nordestão 2014, mas a inclusão dos times piauienses e maranhenses na edição 2015 foi garantida pelas federações e pela Liga do Nordeste.

A grande novidade da próxima edição do torneio regional será o acesso assegurado ao seu campeão para a Copa Sulamericana do mesmo ano.

E, assim como em 2013, a “Lampions League”, como a competição é chamada carinhosamente em uma alusão à Champions League e a Lampião, os clubes participantes foram divididos em quatro potes, conforme a sua posição no ranking da CBF. Assim, no pote A, por exemplo, ficaram os cabeças-de-chave de cada grupo – Vitória, Bahia, Ceará e Sport – e, consequentemente, os melhores “ranqueados”.

As federações de Pernambuco e Bahia serão as únicas a terem três representantes, enquanto as demais terão dois que, geralmente, é formado pelo campeão e vice do Campeonato Estadual.

No grupo A, o Vitória (BA) será o cabeça-de-chave e terá a companhia do vice-campeão potiguar América, além de Sergipe e River Plate, campeão e vice do Campeonato Sergipano 2013.

Enquanto isso, o grupo B será capitaneado por Bahia, que terá a companhia do Santa Cruz, CSA e do conterrâneo Vitória da Conquista.

O grupo C será o único a ter quatro times de Estados diferentes: Ceará, CRB, Treze e Potiguar.

E, finalmente, o grupo D que terá como principal destaque da primeira fase, o clássico entre Sport e Náutico, além de Guarany de Sobral e do Botafogo (PB).

Apesar de ter sido considerada uma das melhores competições realizadas em âmbito nacional, com sucesso de público, renda e audiência, gostaria de saber uma coisa: por que o time campeão da edição 2013 – Campinense (PB) – não disputará o torneio em 2014?

Abaixo, a definição dos grupos da Copa do Nordeste 2014.

Grupo A: Vitória (BA), América (RN), River Plate (SE) e Sergipe (SE)
Grupo B: Bahia (BA), Santa Cruz, CSA (AL) e Vitória da Conquista (BA)
Grupo C: Ceará (CE), CRB (AL), Treze (PB) e Potiguar (RN)
Grupo D: Sport (PE), Náutico (PE), Guarany de Sobral (CE) e Botafogo (PB)

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s