Olympiacos bate Pinheiros/Sky e conquista a Copa Intercontinental de Basquete

Time grego manteve o favoritismo e superou os brasileiros mais uma vez. Foto: Foto: Luiz Pires/FotoJump
Time grego manteve o favoritismo e superou os brasileiros mais uma vez. Foto: Foto: Luiz Pires/FotoJump

O Olympiacos (GRE) derrotou o Pinheiros/Sky por 86 a 69 na segunda e decisiva partida da Copa Intercontinental de Clubes disputada neste domingo (6) no ginásio José Corrêa, em Barueri (SP). Como havia vencido o primeiro jogo do torneio por 81 a 70 no mesmo local na última sexta-feira, a equipe grega, de acordo com o regulamento, poderia perder por até dez pontos de diferença, já que a soma dos pontos acumulados pelas equipes nos dois jogos determinaria o resultado final.

Como estava em desvantagem em virtude da derrota do primeiro jogo, o Pinheiros precisava ir pra cima para correr atrás do prejuízo. E ate começou bem ao fazer 4 a 0 nos minutos iniciais. Contudo, o Olympiacos, que veio com três alterações em relação ao primeiro jogo, foi equilibrando o confronto e passou a frente do placar ainda no primeiro quarto, que terminou em 22 a 21 para os gregos.

No segundo quarto, os campeões da Euroliga mantiveram a superioridade em relação ao adversário, que perdeu o ímpeto ao longo do duelo, inclusive, o Olympiacos chegou a abrir sete pontos de diferença (30 a 23), mas o Pinheiros buscou a igualdade, contudo, até o final do segundo quarto, o time brasileiro só anotou mais três pontos, enquanto o clube grego fez mais dez e foi para o intervalo com vitória parcial de 40 a 33. O grande lance desse quarto aconteceu aos 20 segundos para o fim do período, momento em que o camisa 7 do time grego – Vassilis Spanoulis – partiu para o contra-ataque, entrou no garrafão e no momento em que fazia a bandeja, recebeu o toco de Lucas Mineiro, que levou o público ao delírio.

Na volta para os dois quartos finais, o Olympiacos ampliou ainda mais a sua vantagem que, de dez passou para 14 pontos, atribuídos ao erro de marcação do Pinheiros. E, assim, o terceiro quarto terminou 64 a 50 para o campeão europeu.

E no último quarto, a equipe de Georgios Bartzokas só administrou a vantagem e fez o básico: se defendeu com eficiência e partiu para os contra-ataques e com direito a enterradas do esloveno Mirza Begic. Apesar disso, o Pinheiros atuou bem na última parte da decisão, mas não conseguiu evitar a vitória grega, que ficou por 86 a 69. Assim como Lucas Mineiro brilhou ao dar o toco no craque grego, Begic deu o troco ao fazer o mesmo em Shamell a 3’42” do fim do jogo.

O Pinheiros apresentou os mesmos erros da atuação do primeiro jogo, que aconteceu na sexta-feira (04), o ataque foi inoperante e a defesa deu brecha para o bem postado time grego. Além disso, o clube paulista foi muito precipitado nos arremessos de três, quase todos errados, assim, como nos lances livres, onde o campeão da Liga das Américas também não foi tão preciso.

Apesar da ampla vitória do Olympiacos, o cestinha da decisão foi o norte-americano Shamell, camisa 24 do Pinheiros, que fez 27 dos 69 pontos do clube brasileiro – um ponto a mais em relação à partida disputada dois dias atrás. Contudo, quem recebeu o prêmio de MVP, que é atribuído ao melhor jogador do torneio foi Vassilis Spanoulis que, se fosse um jogador de futebol, seria um típico camisa 10, daqueles que cadencia o jogo, dá passe açucarados para os companheiros no ataque (no seu caso, assistências), enfim, dita o ritmo do time. E na decisão deste domingo, ele deu nove assistências, além dos 18 pontos e outras seis assistências no primeiro jogo.

E, assim, o Olympiacos é o primeiro clube grego a conquistar o título da Copa Intercontinental de Clubes de Basquete. Enquanto isso, o Sírio continua como o único clube brasileiro a ter conquistado o título ao longo de suas 21 edições. Aliás, a competição voltou a ser disputada neste ano após o recesso de 17 anos. Inclusive, para os norte-americanos, essa competição não tem status de “Mundial” por não ter a presença de uma equipe da NBA.

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s