Os 30 anos de “Bent Out Of Shape”, do Rainbow

"Bent Out Of Shape": último trabalho do Rainbow antes de Blackmore voltar ao Deep Purple em 1984
“Bent Out Of Shape”: último trabalho do Rainbow antes de Blackmore voltar ao Deep Purple em 1984

No último dia 24 de agosto, o álbum “Bent Out Of Shape”, o sétimo registro de estúdio do Rainbow, completou 30 anos de seu lançamento. Gravado durante sete semanas entre maio e junho de 1983 na Sweet Silence Studio, em Copenhague, na Dinamarca, o disco foi o último trabalho lançado pela banda de Ritchie Blackmore antes do guitarrista voltar ao Deep Purple em 1984, juntamente com Roger Glover, que foi quem produziu o álbum.

Lançado originalmente em LP e K7, o segundo foi editado em mais edições em relação ao primeiro. Em 1999, “Bent Out Of Shape” teve uma reedição remasterizada em CD, incluindo uma restauração em sua arte original, e trouxe duas faixas mais “prolongadas” em relação ao lançamento original no LP. São elas: “Desperate Heart”, que tem 4’36” de duração contra 4’04” da versão do long play e “Make Your Move” vem com 5’25” nas edições lançadas em K7 e na versão remasterizada em CD, de 1999, contra os 3’56” do vinil. Ou seja, a primeira edição em Compact Disc do álbum vem com as faixas em igual comprimento da versão do LP e a versão remasterizada vem com o mesmo comprimento do lançamento em K7.

Considerado um dos trabalhos mais comerciais lançados por Blackmore e sua trupe, o disco, aliás, o Rainbow, tentou repetir o sucesso que obtiveram com “Stone Cold”, faixa do trabalho anterior da banda – “Straight Between The Eyes” -, com músicas voltadas ao estilo AOR, como o primeiro single do disco: “Street Of Dreams”. E, por falar dessa música, na época, o seu videoclipe foi banido da MTV por ter um suposto efeito hipnótico.

Inclusive, o álbum marcou a entrada de Chuck Burgi na bateria no lugar de Bobby Rondinelli. E manteve a altura o trabalho desenvolvido pelos outros integrantes nos trabalhos anteriores, exceto a produção dos teclados de David Rosenthal, que cresceu absolutamente neste disco.

Os grandes hits de “Bent Out Of Shape” foram a já citada “Street Of Dreams” e “Can’t Let You Go”, mas outros temas merecem destaque: o hardão “Drinking With The Devil”, a ligeira “Make Your Move” e as ótimas “Fool For The Night”,  “Stranded” e “Fire Dance”, que lembra (só um pouco) da Era Dio no Rainbow.

Após o lançamento do álbum, o grupo saiu em turnê para promover o novo trabalho e, durante o mês de março de 1984 no Japão, o Rainbow tocou “Difficult To Cure” com uma orquestra completa. O concerto foi filmado.

Enquanto acontecia a tour, os rumores sobre a volta do Deep Purple eram constantes. Até que o inevitável aconteceu: Ritchie Blackmore dissolveu o Rainbow e se reuniu com Ian Gillan, Roger Glover, Ian Paice e John Lord para a reunião da formação clássica do Deep Purple, a MK II, que começou a gravar o álbum “Perfect Strangers”.

Mas o fim da linha para o Rainbow durou até o início dos anos 1990, pois Blackmore saiu novamente do Purple e remontou a sua banda com outros integrantes, mas foi só até 1997, ocasião em que o guitarrista se juntou com a sua esposa, Candice Night, para montar a sua nova (e atual) empreitada, o Blackmore’s Night.

Aliás, o BN regravou duas versões de “Street Of Dreams” em seu álbum de 2006, o “The Village Lanterne”. Uma com apenas os vocais de Candice Night e a outra, lançada como uma faixa bônus do álbum, regravada com um dueto entre a carismática vocalista e Joe Lynn Turner.

A seguir, a ficha técnica e o tracklist do álbum.

Álbum: Bent Out Of Shape
Intérprete: Rainbow
Lançamento: 24 de agosto de 1983
Gravadora: Polydor / Mercury (EUA)
Produtor: Roger Glover

Ritchie Blackmore: guitarra
Joe Lynn Turner: voz
Roger Glover: baixo e percussão
David Rosenthal: teclados
Chuck Burgi: bateria

1. Stranded (Blackmore / Turner)
2. Can’t Let You Go (Blackmore / Turner / Intro: Rosenthal)
3. Fool For The Night (Blackmore / Turner)
4. Fire Dance (Blackmore / Turner / Glover / Rosenthal)
5. Anybody There (Blackmore)
6. Desperate Heart (Blackmore / Turner)
7. Street Of Dreams (Blackmore / Turner)
8. Drinking With The Devil (Blackmore / Turner)
9. Snowman (Blake / Arranjos: Blackmore)
10. Make Your Move (Blackmore / Turner)

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s