Exposição fotográfica apresenta imagens arquitetônicas religiosas de Braga no Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil realiza até o dia 31 de dezembro de 2012 a exposição “Sangue e Água: Percurso no Bom Jesus de Braga – Fotografias de Manuel Correia” que mostra 30 imagens captadas pelo fotógrafo português Manuel Correia.

Situada ao norte de Portugal, a cidade de Braga carrega a marca do Império Romano na Península Ibérica bem como o poder dos arcebispos da Igreja Católica. Em função disso, o catolicismo espalhou-se na arquitetura, na política e nas artes bracarenses.

Então, a fé e a devoção dos católicos fez de Braga um grande centro de peregrinação popular, com a Sé (erguida sobre as bases de um antigo templo romano) e o santuário do Bom Jesus que, com sua grandiosidade arquitetônica expressada numa Via Sacra com uma escadaria de 581 degraus, foi projetada pelo arquiteto Carlos Amarante no século XVIII.

Apesar de todo esse aspecto religioso mencionado, Manuel Correia não se dedicou estritamente aos elementos relacionados à religiosidade ou devoção dos romeiros para fazer os seus registros, e sim ao captar os fragmentos naturais e arquitetônicos do santuário.

As imagens de Correia também serviram para dar suporte à candidatura do Santuário do Bom Jesus de Braga a Patrimônio da Humanidade, que decorreu em abril de 2012, de acordo com o fotógrafo.

Manuel Correia é frequentador do santuário e sua mostra fotográfica se incorpora ao Ano de Portugal no Brasil.

SERVIÇO:
Exposição: Sangue e Água: Percurso no Bom Jesus de Braga – Fotografias de Manuel Correia
Onde: Museu Afro Brasil – Parque do Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº – portão 10 – Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega
Quando: até 31/12/2012; de terça a domingo, das 10h às 17h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s