Centro de Memória do Corpo de Bombeiros

Antigo carro dos Bombeiros (carro-pipa) exposto no Centro de Memórias. Foto: Jorge Almeida
Antigo carro dos Bombeiros (carro-pipa) exposto no Centro de Memórias. Foto: Jorge Almeida

Inaugurado em 10 de março de 2005, o Centro de Memória do Corpo de Bombeiros exibe um acervo composto por instrumentos e vestimentas de trabalho que já foram (e ainda são) utilizados pela corporação, além de fotos, antigos veículos e miniaturas de suas viaturas.

Entre as fotografias estão os registros de cerimônias militares, da antiga Força Pública – órgão de segurança que existia antes do surgimento da Polícia Militar -, de exibição 28 modelos de farda e 24 tipos de veículos e de bombeiros em ação como nas fotos dos incêndios dos edifícios Andraus, Joelma e Grande Avenida, ocorridos em 1972, 1974 e 1981, respectivamente. Coincidentemente as três tragédias ocorreram no mês de fevereiro.

Os instrumentos exibidos no espaço são diversos: aparelho de central telefônica, impressora matricial, escafandro, difusor, 13 modelos de extintores – água, pó químico, dióxido de carbono (CO2), espuma química, entre outros -, escada, localizador de pessoas, tesoura hidráulica, cilindro de ar comprimido, cunha hidráulica, machado, motoserra, pá, enxadão, afanador, foice, gadanho, gabão e outros. Além disso, há dois quadros com mais de 40 modelos de nós utilizados pelos bombeiros, inclusive nomeados, e uma maquete de um posto de bombeiro do Campo Limpo.

Cada modelo de farda exposto é para um específico caso de resgate, remoção e salvamento, além das roupas, constam capacetes de bombeiros de outros países como EUA, França, Japão, Paraguai, Alemanha e Itália e brasões oficiais.

Há dois veículos na exposição: um submersível e uma viatura de tração animal (carro-pipa) que foi usado entre 1880 e 1921.

Além do acervo da corporação, o Centro de Memória também exibe a mostra “Celebração” que é o resultado de um projeto socioeducativo realizado pelo Arte Educador Paulo Evaristo, no projeto S.O.S. Bombeiros no Resgate da Cidadania o qual atende 360 crianças entre 10 e 14 anos e 11 meses (o projeto é gerenciado pela ONG Instituto Mensageiros em conjunto com o SEADS – Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social – e o Corpo de Bombeiros).

Verificando o acervo da instituição chegamos ao resultado de que não é à toa que os bombeiros estão sempre liderando as pesquisas sobre os profissionais mais confiáveis que existe.

SERVIÇO:

Centro de Memória do Corpo de Bombeiros

Onde: Rua Domingos de Morais, 2329 – Vila Mariana.

Quando: de segunda a domingo, das 8h30 às 18h.

Quanto: entrada gratuita

Mais informações em: https://www.facebook.com/centrodememoriacbpmesp/

Por Jorge Almeida

Anúncios

Um comentário sobre “Centro de Memória do Corpo de Bombeiros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s