Definidos os confrontos das oitavas-de-final da Champions League 2013/2014

Relação dos confrontos das oitava-de-final da UEFA Champions League 2013/2014. Imagem: Getty
Relação dos confrontos das oitava-de-final da UEFA Champions League 2013/2014. Imagem: Getty

Em sorteio realizado nesta segunda-feira, em Nyon, na Suíça, sede da UEFA, a entidade máxima do futebol europeu definiu através de sorteio dos oito confrontos das oitavas-de-final da Champions League 2013/2014. Os confrontos acontecerão entre os dias 18 de fevereiro e 19 de março. Enquanto as fases seguintes terão início no começo de abril, caso das quartas-de-final, e seguirão no final do mesmo mês, as semifinais, e a grande decisão, conforme previsto anteriormente, será realizada no Estádio da Luz, em Lisboa (Portugal), em 24 de maio.

Dos oito duelos destaco três: Manchester City x Barcelona, Arsenal x Bayern de Munique e Milan x Atlético de Madrid, que prometem serem muitos disputados e, teoricamente, equilibrados. Enquanto os outros cinco confrontos apresentam o franco favorito, porém, que estão sujeitos a ficarem pelo caminho pelos ‘azarões’.

O ex-primo pobre de Manchester terá pela frente o poderoso Barça de Messi. Se for pela camisa, acredito que dê o time catalão, mas os Citizen vem apresentando um bom futebol. Contudo, o Barcelona é o favorito para o confronto, mas o City avançar, não ficarei surpreso. Esse é o tipo de duelo em que o gol fora de casa poderá ser fator determinante.

Já Arsenal e Bayern de Munique reviverão o duelo entre ambos nesta mesma fase na temporada passada. Dessa vez, os Gunners virão com “sangue nos olhos” para vingar-se da eliminação sofrida pelos bávaros devido ao gol fora de casa. Com o alemão Özil organizando o meio de campo, o Arsenal tem exibido um futebol interessante, no entanto, o seu adversário é “apenas” o atual campeão do torneio e, talvez, o próximo campeão do mundo e que vem atropelando todo mundo no Campeonato Alemão. Acredito que o clube alemão siga adiante, mas não será fácil.

O Milan é o único time italiano que ainda segue na competição. Entretanto, o seu adversário nas oitavas é a sensação do Campeonato Espanhol, o Atlético de Madrid, que tem o ibero-brasileiro Diego Costa como destaque. Pelo momento em que vivem em seus respectivos campeonatos nacionais, os Colchoneros levam vantagem, porém, do outro lado está uma camisa de peso e tradição na competição. Não podemos esquecer que os Rossoneros possuem sete títulos da Champions em sua galeria. Palpite: Atlético classificado.

Outro confronto interessante nas oitavas-de-final do torneio será protagonizado entre os turcos do Galatasaray e Chelsea, da Inglaterra. O embate ficará marcado pelo reencontro de Didier Drogba com os Blues. Duas perguntas me pairam no ar: qual será a recepção que os torcedores do Chelsea darão ao marfinense no Stamford Bridge? E, caso Drogba faça um gol no ex-clube, ele comemorará ou não? Particularmente, apostaria em classificação do Chelsea.

Diferentemente de sua equipe de basquete, que conquistou a Euroliga em 2013, o Olympiacos não terá vida fácil contra o Manchester United. O time de Old Traford, apesar de passar uma situação incomum no Campeonato Inglês (é o oitavo colocado), é favorito no duelo. Cravarei que os Diabos Vermelhos estarão nas quartas-de-final.

Quem também está em situação complicada nesta fase da Champions são os alemães do Schalke 04, que pegará “somente” o Real Madrid, de Cristiano Ronaldo. Para a infelicidade do S04, os Merengues estão sedentos em busca do décimo título da competição e também dispostos a quebrarem o tabu de onze anos sem conquistas da principal competição interclubes da Europa. E como o gajo português está jogando muito, não creio que o Schalke 04 superará o Real Madrid. Se isso acontecer, será uma “zebraça”.

Outro alemão que não terá vida fácil no mata-mata é o Bayer Leverkusen, que terá como seu próximo oponente o PSG, que tem o que, particularmente considero, a dupla de ataque mais perigoso do mundo: Cavani e Ibrahimovic. Acho que o Paris Saint-Germain sairá vencedor do confronto, mas não acredito que o título virá dessa vez.

E, finalmente, outro embate que tem um favorito, pelo menos na teoria: Zenit x Borussia Dortmund. Apesar de ter Hulk em seu plantel, não boto fé que o time de São Petersburgo avance de fase. O Borussia, apesar de estar mais fraco (ou menos forte, como preferir) em relação à temporada passada, quando foi vice-campeão da Europa, ainda é um time “cascudo”, complicado de enfrentar. Parada dura para o Zenit.

Enfim, de acordo com os meus palpites, passarão para as quartas-de-final da UEFA Champions League 2013/2014 as seguintes equipes: Barcelona, Bayern de Munique, Atlético de Madrid, Chelsea, Manchester United, Real Madrid, PSG e Borussia Dortmund.

Abaixo, a relação dos confrontos das oitavas-de-final da competição.

18/02/2014 – Manchester City (ING) x Barcelona (ESP)
12/03/2014 – Barcelona (ESP) x Manchester City (ING)
25/02/2014 – Olympiacos (GRE) x Manchester United (ING)
19/03/2014 – Manchester United (ING) x Olympiacos (GRE)
19/02/2014 – Milan (ITA) x Atlético de Madrid (ESP)
11/03/2014 – Atlético de Madrid (ESP) x Milan (ITA)
18/02/2014 – Bayer Leverkusen (ALE) x PSG (FRA)
12/03/2014 – PSG (FRA) x Bayer Leverkusen (ALE)
26/02/2014 – Galatasaray (TUR) x Chelsea (ING)
18/03/2014 – Chelsea (ING) x Galatasaray (TUR)
26/02/2014 – Schalke 04 (ALE) x Real Madrid (ESP)
18/03/2014 – Real Madrid (ESP) x Schalke 04 (ALE)
25/02/2014 – Zenit (RUS) x Borussia Dortmund (ALE)
19/03/2014 – Borussia Dortmund (ALE) x Zenit (RUS)
19/02/2014 – Arsenal (ING) x Bayern de Munique (ALE)
11/03/2014 – Bayern de Munique (ALE) x Arsenal (ING)

Além do sorteio dos confrontos das oitavas-de-final da UEFA Champions League, a confederação europeia de futebol também realizou no mesmo dia o sorteio que definiram os duelos da segunda fase da UEFA Europa League (que tem as presenças dos oito terceiros colocados da fase de grupos da Champions), bem como os cruzamentos das oitavas-de-final da segunda competição mais importante do Velho Continente. Confira:

Jogo 1 – Dnipro (UCR) x Tottenham (ING)
Jogo 2 – Betis (ESP) x Rubin Kazan (RUS)
Jogo 3 – Swansea (ING) x Napoli (ITA)
Jogo 4 – Juventus (ITA) x Trabzonspor (TUR)
Jogo 5 – Maribor (SVN) x Sevilla (ESP)
Jogo 6 – Viktoria Plzen (RTC) x Shakhtar Donetsk (UCR)
Jogo 7 – Chornomorets (UCR) x Lyon (FRA)
Jogo 8 – Lazio (ITA) x Ludogorets (BUL)
Jogo 9 – Esbjerg (DIN) x Fiorentina (ITA)
Jogo 10 – Ajax (HOL) x Salzburg (AUS)
Jogo 11 – Maccabi Tel-Aviv (ISR) x Basel (SUI)
Jogo 12 – Porto (POR) x Eintracht Frankfurt (ALE)
Jogo 13 – Anzhi Makhachkala (RUS) x Genk (BEL)
Jogo 14 – Dínamo de Kiev (UCR) x Valencia (ESP)
Jogo 15 – Paok (GRE) x Benfica (POR)
Jogo 16 – Slovan Liberec (RTC) x AZ Alkmaar (HOL)

Agora, os cruzamentos que serão realizados nas oitavas-de-final da UEL:

Vencedor do jogo 13 x Vencedor do jogo 16
Vencedor do jogo 8 x Vencedor do jogo14
Vencedor do jogo 12 x Vencedor do jogo 3
Vencedor do jogo 7 x Vencedor do jogo 6
Vencedor do jogo 5 x Vencedor do jogo 2
Vencedor do jogo 1 x Vencedor do jogo 15
Vencedor do jogo 11 x Vencedor do jogo 10
Vencedor do jogo 4 x Vencedor do jogo 9

Por Jorge Almeida

 

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s