Definidos os grupos da Libertadores 2014 (e os confrontos da primeira fase também)

Taça Libertadores da América: brasileiros têm chances em manter a hegemonia do País no torneio
Taça Libertadores da América: brasileiros têm chances em manter a hegemonia do País no torneio

Em evento realizado na noite desta quinta-feira (12) em Luque, no Paraguai, a Conmebol definiu através de sorteio os confrontos da primeira fase e também as definições das equipes dos oito grupos da fase de grupos da Taça Libertadores da América de 2014. Dos 38 participantes, 34 já estão definidas ficando apenas as definições dos campeonatos argentino, peruano, boliviano e chileno. Em meio aos grupos, destaque para o grupo 6, considerado o “grupo da morte”, por ser composto por Newell’s Old Boys (cabeça-de-chave), Grêmio, Atlético Nacional e o vencedor do confronto entre Oriente Petrolero (BOL) e os uruguaios do Nacional.

Os times brasileiros que disputarão a primeira fase (ou a pré-Libertadores), Atlético Paranaense e Botafogo, decidirão a vaga para a fase de grupos em casa. O Furacão medirá forças contra o Sporting Cristal, do Peru. Se avançar, estará no grupo 1 juntamente com Vélez Sarsfield, “Bolívia 2” e “Peru 1” (que pode ser Real Garcilaso ou Universitario). Já o Botafogo pega o Deportivo Quito, do Equador. Caso o Fogão supere o adversário (e também a altitude) integrará o grupo 2, formado por Unión Española, “Argentina 3” (San Lorenzo ou Lanús) e o Independiente José Terán, do Equador.

Já o atual vencedor do torneio, Atlético Mineiro, e o seu arquirrival local Cruzeiro (campeão brasileiro) serão os cabeças-de-chave dos grupos 4 e 5, respectivamente, e têm grandes chances de fazerem boas campanhas na fase de grupos. O Galo terá a companhia do Nacional (PAR), do Zamora (VEN) e de quem triunfar o jogo 5 da primeira fase – Monarcas Morelia (MEX) ou Independiente de Santa Fé (COL). A Raposa, por sua vez, disputará uma das duas vagas para as oitavas-de-final de seu grupo com Defensor Sporting (URU), “Peru 2” (Real Garcilaso ou Universitario) e quem passar do duelo entre Caracas (VEN) e “Argentina 5” (Lanús ou River Plate).

O Tricolor gaúcho e o rubronegro carioca estavam no pote dois e ambos poderão se complicar na tabela em seus respectivos grupos. Isso porque o Grêmio caiu no grupo 6, como já dito acima, o considerado “grupo da morte”, que terá, além do Imortal, as presenças do Newell’s Old Boys (ARG), Atlético Nacional (COL) e o ganhador do jogo 6 da “pré”, que acredito que será o Nacional, do Uruguai. Certamente, esse é, disparado, o grupo mais difícil. O Flamengo, que está no grupo 7, tecnicamente, é superior aos adversários – Bolívar (BOL), Emelec (EQU) e León (MEX). Todavia, o principal problema do Mengão poderá ser a logística, já que terá de encarar a altitude de La Paz e uma desgastante viagem até o México.

O Lanús, campeão da Copa Sulamericana, ainda não tem sua situação definida no torneio porque dependerá de seu desempenho na reta final do Campeonato Argentino. Se for campeão nacional, os Granates vão direto para o grupo 2 e a vaga da primeira fase será disputada pelo River Plate, que foi o “melhor argentino” na Copa Sulamericana (depois do Lanús, é claro), contra o Caracas. Caso o San Lorenzo seja o campeão argentino, ele é quem irá para o grupo 2 e o Lanús medirá forças contra o time venezuelano na pré-Libertadores em vez do River.

Enquanto isso, os torcedores dos clubes paulistas terão de se contentar em assistir a Libertadores pela televisão, o que não acontecia desde 1998. Apesar de não ter times do Estado de São Paulo entre os seus representantes na principal competição interclubes das Américas, o futebol brasileiro tem chances enormes em manter a hegemonia na Libertadores. Acredito que uma equipe brasileira será, pelo menos, finalista do torneio, algo que já aconteceu 19 vezes nas últimas 22 edições. Além disso, os principais clubes das nações vizinhas que têm tradição no torneio, como os argentinos Boca Juniors e Independiente e o paraguaio Olímpia, por exemplo, estão fora da edição de 2014.

A seguir, os confrontos da primeira fase e a definição dos oito grupos.

Primeira fase (Pré-Libertadores):
Jogo 1 – Sporting Cristal (PER) x Atlético PR (BRA)*
Jogo 2 – Deportivo Quito (EQU) x Botafogo (BRA)*
Jogo 3 – “Chile 3” x Guaraní (PAR)*
Jogo 4 – Caracas (VEN) x “Argentina 5*”
Jogo 5 – Monarcas Morelia (MEX) x Independiente de Santa Fé (COL)*
Jogo 6 – Oriente Petrolero (BOL) x Nacional (URU)*
* Equipes mandantes do jogo de volta.

Fase de grupos:
Grupo 1: Vélez Sarsfield (ARG) / “Bolívia 2” / “Peru 1” / Vencedor jogo 1
Grupo 2: Unión Española (CHI) / “Argentina 3” / Independiente José Terán (EQU) / Vencedor jogo 2
Grupo 3: Cerro Porteño (PAR) / O’Higgins (CHI) / Deportivo Cáli (COL) / Vencedor jogo 3
Grupo 4: Atlético Mineiro (BRA) / Nacional (PAR) / Zamora (VEN) / Vencedor jogo 5
Grupo 5: Cruzeiro (BRA) / Denfensor Sporting (URU) / “Peru 2” / Vencedor jogo 4
Grupo 6: Newell’s Old Boys (ARG) / Grêmio (BRA) / Atlético Nacional (COL) / Vencedor jogo 6
Grupo 7: Bolívar (BOL) / Flamengo (BRA) / Emelec (EQU) / León (MEX)
Grupo 8: Peñarol (URU) / Arsenal de Sarandí (ARG) / Deportivo Anzoátegui (VEN) / Santos Laguna (MEX)

Por Jorge Almeida

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s